fd
Nosso núcleo no Cantagalo foi inaugurado em 1996 e leva o nome de Benjamim de Oliveira, o primeiro palhaço negro do Brasil. Tudo começou com um projeto que se chamava Levantando a Lona, mas logo surgiram mais trupes e as atividades foram ampliadas.
Berço do Afro Circo, e espaço onde o grupo ensaia semanalmente, a referência a Benjamim de Oliveira se torna também uma fonte de inspiração, já que se trata de um artista circense completo, que começou sua atuação como trapezista e acrobata para, enfim, ser marcado pelo sucesso como palhaço.
Na Arena Benjamim de Oliveira são oferecidas oficinas gratuitas de circo e toda quarta-feira, às 16h30,
sd
fg
Nascido em 11 de junho de 1870, Benjamim de Oliveira era um negro alforriado, filho de uma escrava de estimação e um capataz. Aos doze anos de idade fugiu de casa, com a trupe do Circo Sotero, começando assim sua carreira circense.
Numa época em que os negros eram rejeitados, com a ainda recente abolição da escravatura, ele foi, além de artista circense, cantor, ator e escritor de peças de teatro. Tudo a ver com a diversidade que norteia o Afro Circo.
Apesar das adversidades, Benjamim foi das vaias aos aplausos e hoje é considerado o precursor da encenação teatral no circo e se tornou o rei dos picadeiros brasileiros.
Telefone: 55 (0xx21) 2267 – 9834 e 2227 – 4763.
Endereço: Estrada do Cantagalo, sem nº ( CIEP Ipanema) – Rio De Janeiro – RJ – Brasil – Cep: 22411-030.