Arena Benjamim de Oliveira

CompartilharTweet about this on TwitterShare on Google+Share on Facebook

Cantagalo: berço para um novo circo

fd

Nosso núcleo no Cantagalo foi inaugurado em 1996 e leva o nome de Benjamim de Oliveira, o primeiro palhaço negro do Brasil. Tudo começou com um projeto que se chamava Levantando a Lona, mas logo surgiram mais trupes e as atividades foram ampliadas.

Berço do Afro Circo, e espaço onde o grupo ensaia semanalmente, a referência a Benjamim de Oliveira se torna também uma fonte de inspiração, já que se trata de um artista circense completo, que começou sua atuação como trapezista e acrobata para, enfim, ser marcado pelo sucesso como palhaço.

Na Arena Benjamim de Oliveira são oferecidas oficinas gratuitas de circo e toda quarta-feira, às 16h30,

Faça sua inscrição nas oficinas

sd

A inspiração que vem no nome

fg

Nascido em 11 de junho de 1870, Benjamim de Oliveira era um negro alforriado, filho de uma escrava de estimação e um capataz. Aos doze anos de idade fugiu de casa, com a trupe do Circo Sotero, começando assim sua carreira circense.

Numa época em que os negros eram rejeitados, com a ainda recente abolição da escravatura, ele foi, além de artista circense, cantor, ator e escritor de peças de teatro. Tudo a ver com a diversidade que norteia o Afro Circo.

Apesar das adversidades, Benjamim foi das vaias aos aplausos e hoje é considerado o precursor da encenação teatral no circo e se tornou o rei dos picadeiros brasileiros. 

Telefone: 55 (0xx21) 2267 – 9834 e  2227 – 4763.

Endereço: Estrada do Cantagalo, sem nº ( CIEP Ipanema)  Rio De Janeiro RJ  Brasil Cep: 22411-030.