Orquestra AfroReggae promove Mini Festival de Música em Vigário Geral

  • Rafael Ruas
  • 8 de janeiro, 2017
CompartilharTweet about this on TwitterShare on Google+Share on Facebook

festival_musica_classica_600x385

fd

O ano de 2017 promete começar com muita música clássica na favela de Vigário Geral, Zona Norte do Rio. A Orquestra AfroReggae promove, neste mês de janeiro, no Centro Cultural Waly Salomão (CCWS), o Mini Festival de Música Clássica. Ao longo de seis dias (18, 19, 24, 25, 26 e 27), o evento promoverá atividades educacionais com os alunos das oficinas e também com público presente, coordenadas pelos instrutores da Orquestra AfroReggae.

fdf

Ainda dentro da programação, aberta ao público, vão rolar apresentações de outras orquestras do Rio, workshops, oficina de construção de instrumentos alternativos e de como cuidar dos instrumentos; mini exposição sobre a história do violino; artes plásticas; exibição de documentário com a presença da atriz Malu Mader e intervenções artísticas na Orla de Vigário.

fd

– A expectativa é grande para mais uma edição do nosso Mini Festival. A programação foi pensada de maneira que pudéssemos explorar ao máximo o potencial artístico-cultural do CCWS, sem deixar de fortalecer as oficinas da Orquestra AfroReggae. A intenção foi trabalhar de forma integrada para desenvolver um projeto pedagógico onde o resultado final será elaborar uma metodologia para o ensino coletivo. – ressalta Tiago Cosmo, coordenador da Orquestra AfroReggae.

fd

A Orquestra AfroReggae é apoiada pelo Criança Esperança. Assim, é possível desenvolver talentos através das oficinas musicais, comprar instrumentos e manter uma equipe de instrutores.

fd

*O Centro Cultural Waly Salomão fica na Rua Santo Antonio, sem número – Vigário Geral – (tel: 3448 – 0821).

fd

PROGRAMAÇÃO:

sd

18/JAN  (quarta-feira)

ds

15h – Abertura – Camerata Laranjeiras/ Instrutores de cordas do Projeto Orquestra e Grupo de Percussão do Afro (Turma do Timbau). Local: Praça Tropicalismo.

dsd

15h45 às 16h – Abertura da Mini Expo de Lutheria – O Processo de Construção do Violino. Local: Hall de entrada do CCWS. Curador: Luthier Jonas Caldas. Apresentação da Camerata Laranjeiras – Música: Fairy Tale.

fd

16h às 18h – Workshop com maestro Sammy Fuks, Orquestra Petrobras Sinfônica. Local: Sala verde.

sd

16h – Workshop para Instrutores de Cordas e Educadores com Karolin Broosch. Local: Sala Santander.

ds

16h30 – Passagem de som da Banda A Quebrada

 df

17h30 – Coquetel

 df

18h às 19h – Show da Banda A Quebrada

fh

19/JAN  (quinta-feira)

sd

15h às 16h – Trio Corcovado – Local: Palco da Praça Tropicalismo.

fd

15h15 às 17h30 – Atividade Educativa – “INSTRUMENTOS DE UMA ORQUESTRA” com Herbert da Paz. Local: Hall de entrada do CCWS.

sd

18h às 19h – Intervenção artística na Orla de Vigário com Alunos e professores do Projeto Orquestra.

ffd

24/JAN (terça-feira)

df

15h às 17h – AfroCine Especial: Mostra do Documentário “Contratempo” e bate-papo com a Atriz Malu Mader. Local: Sala Santander.

 fd

15h às 17h – Mostra de Realidade Virtual com Clelio de Paula.

df

16h às 19h – Oficina  “Qual o Nome do Instrumento?” com Prof. Leonardo Fuks, da UFRJ. Local: Hall de entrada do CCWS.

ffd

25/JAN (quarta-feira)

gf

15h às 15h45 – Abertura – Mini Encontro de Orquestras – Local: Praça Tropicalismo

ff

15h45 às 16h50 – Bate Papo com gestores daOrquestra de Cordas da Grota, Orquestra da Escola de Música da Rocinha, Orquestra AfroReggae e Orquestra Camerata Laranjeiras.

fd

17h às 17h15 – Coquetel

fd

17h20 – Troca de Partituras (ensaio) – Praça Tropicalismo

18h às 19h – Concerto final com todos os grupos na Praça Tropicalismo.

fd

26/JAN (quinta-feira)

 

15h às 17h – Mostra do Curta “Sinfonia” e Bate papo com Julia Mariano e Jonas Caldas, que irá falar sobre os cuidados com o instrumento e o processo de Construção do Violino. Local: Hall de entrada do CCWS

17h às 19h – Orquestra de Portas Abertas – Apresentação dos professores da Orquestra Afroreggae e Oficinas integradas na Praça Tropicalismo

df

27/JAN (sexta-feira)

fd

15h às 16h – Roda de improviso com alunos e professores

16h15 – Coquetel

16h45 – Mini Cortejo do Bloco Mini Seres do Mar da Orla de Vigário à  Praça Tropicalismo