Makala Música & Dança apresenta “A Viagem dos Eborás”

  • Eduardo Borzino
  • 18 de abril, 2016
CompartilharTweet about this on TwitterShare on Google+Share on Facebook

780-455

fd

Até o dia 1º de maio, o Teatro Municipal Carlos Gomes exibe “A Viagem dos Eborás”, um espetáculo do Makala Música & Dança. O grupo, que surgiu em 2005 a partir das oficinas de dança em Vigário Geral na Zona Norte do Rio, se profissionalizou e criou estilo próprio.

gh

Serviço:

fd

Curta temporada: 22, 23 , 24, 29, 30 de abril e 1º de maio.

Horário: Sextas e sábados, às 20h e domingos, às 18h.

Local: Teatro Municipal Carlos Gomes – Centro – RJ.

Duração: 1h.

Ingressos: vendas na bilheteria do Teatro Municipal Carlos Gomes R$ 30,00.

ds

sd

Nos diferentes palcos em que se apresentam, a cultura negra é representada por suas criativas coreografias, com o uso de instrumentos de percussão afro-brasileiras e também com intervenções eletrônicas.

fd

Assim, “A Viagem dos Eborás” conta a lenda da criação do mundo segundo a tradição Nagô. Com uma narrativa que mergulha na ancestralidade africana e chega até o contemporâneo, o espetáculo abrange a diversidade de ritmos afro, como o bravun, guiné, salsa, jazz, socca e o funk.

fd

Sob direção artística de Betho Pacheco, o grupo é formado por cinco percussionistas e dez bailarinos. Makala significa “carvão” em Kimbundo, a língua de uma etnia africana trazida para o Brasil com os escravos. Em 2007, eles se apresentaram nos Jogos Pan-Americano e na comemoração do Dia Nacional da Cultura. Em 2008, abriram o 5º Festival de Cinema Artivist, em Los Angeles, nos EUA, e de lá pra cá passaram foram diversas performances, com no Circuito Sesc de Dança no Rio de Janeiro e nas Fábricas de Cultura de São Paulo.

fd

makala-temporada-2016ddd

fg

gf

Ficha técnica:

Direção Artística: Betho Pacheco.

Assistentes de Coreografia: Adelia Costa.

Percussão: Adelson Rafael, Clóvis Alexandre, Kaio Ventura, Luciano dos Santos e Rafael Mulato.

Dançarinos: Bira Junior, Felipe Monteiro, Lívia Gaspar, Marcio Henrique, Matheus Ribeiro, Priscila Alves e Vanessa Ketlen.

Dançarinos convidados: Agnes Vincent, Ana Gregório e Viviane Santos.

Participação especial: Charles Nelson.

Comentar