Makala

CompartilharTweet about this on TwitterShare on Google+Share on Facebook

hg

A ancestralidade brasileira traduzida em música e dança

Mais uma iniciativa que surgiu como uma oficina do Grupo Cultural AfroReggae e se profissionalizou, desenvolvendo estilo e identidades próprias, o grupo Makala leva a sua coreografia e percussão afro-brasileiras até teatros e espaços culturais desde 2005, ano em que foi criado na favela de Vigário Geral, na Zona Norte carioca.

fd
Sob direção artística de Betho Pacheco, o grupo representa a ancestralidade brasileira e suas manifestações artísticas e culturais. Até mesmo na escolha do nome: Makala, que no Kimbundo, língua de uma etnia africana trazida para o Brasil na época da escravidão, significa carvão.

Em 2007, o grupo se apresentou em eventos culturais dos Jogos Pan-americanos e na comemoração do Dia Nacional da Cultura, no Teatro do Sesi, e, em 2008, abriu o 5° Festival de Cinema Artivist, em Los Angeles – EUA.

A Viagem dos Eborás – Um espetáculo de dança negra e contemporânea

Com o espetáculo “A Viagem dos Eborás”, o Makala a conta a lenda da criação do mundo segundo a tradição Nagô. Nela, as divindades supremas partem do seu reino chamado Orun em caravanas com seus primeiros Eborás (Orixás) para a construção da vida na Terra e, com isso, originam toda a tradição Negra, que norteia o grupo em sua essência.

A apresentação é constituída de duas partes: a primeira traz a tradição e a energia ancestral e a segunda faz um desdobramento dessa ancestralidade até os dias de hoje, passando por vários ritmos negros pesquisados pelo grupo (Bravun, Salsa, Jazz, Socca, Funk) que, nesse processo de capacitação e criação, ratifica seu estilo próprio na dança e na música.

df

Ficha técnica:

fd

Direção Artística: Betho Pacheco.

Assistentes de Coreografia: Adelia Costa.

Percussão: Adelson Rafael, Clóvis Alexandre, Kaio Ventura, Luciano dos Santos e Rafael Mukato.

Dançarinos:  Ana Gregório, Canela Monteiro, Lívia Gaspar, Junior Paixão, Marcio Henrique, Matheus Ribeiro, Priscila Alves e Vanessa Ketlen, Viviane Santos.

Participação especial: Charles Nelson.

 

Galeria de fotos

Cincopa WordPress plugin
Como contratar
Fechar





captcha