Trupe de Teatro AfroReggae

CompartilharTweet about this on TwitterShare on Google+Share on Facebook

gf

A Trupe de Teatro AfroReggae é formada por um grupo de atores com motivações especiais. Eles, que um dia foram alunos da oficina de teatro do Grupo Cultural AfroReggae, hoje apresentam a sua arte profissionalmente, exemplificando a transformação social que é a marca registrada do grupo.

O trabalho teve início em 1997, com o nome de Trupe da Saúde e tinha como objetivo levar aos jovens informações como prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência e a importância do aleitamento materno, através de uma linguagem que conseguisse alcançar a todos.

Em 2004, o grupo adotou o nome Trupe de Teatro AfroReggae e de lá para cá, se apresentou  no Brasil e no exterior. Em 2008, a trupe participou do Festival Contacting the World, em Liverpool, na Inglaterra e em Aberdeen, na Escócia.

Dois anos depois, a Trupe se apresentou mais de 200 vezes para escolas públicas, bibliotecas e centros comunitários discutindo o problema da  em seu espetáculo Inimigo Público Nº1. Atividades como essa conseguem multiplicar, de forma mais efetiva, a informação sobre como prevenir e como tratar doenças.

Urucubaca!

A Trupe de Teatro AfroReggae estreou profissionalmente em setembro de 2010 com Urucubaca!. O espetáculo composto por textos inéditos de Jorge Mautner e direção de Johayne Hildefonso e Malu Cotrim, ficou em cartaz um mês na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, com sucesso de público e crítica.

No ano seguinte, Urubaca! saiu em turnê com uma temporada no Teatro SESC, em São Paulo e apresentações em Friburgo, Teresópolis e Petropólis, no Festival de Inverno do SESC.

A Onça e o Bode

Desde 2012, a Trupe tem apresentado seu musical infantil A Onça e o Bode em Vigário Geral, encantando crianças e adultos com a mensagem de seus personagens, que tinham uma mesma ideia: construir uma casa para si. Na peça, baseada no texto de Cleber Ribeiro Fernandes, os personagens encontram um lugar perfeito para construir sua tão sonhada casa. Mas o problema é que ambos escolhem o mesmo lugar.

O espetáculo tem a trilha sonora assinada por Lila Shakti, que criou canções especiais, interpretadas pelo elenco que se reveza nos papéis. Carlos Tinguá, que divide a composição de uma das cantigas com Lila, e Ananda Fabres são os responsáveis pelos arranjos. As músicas são executadas ao vivo pelos atores e permeiam o espetáculo com uma diversidade de ritmos, indo do rock, passando pelo coco e chegando ao samba-funk.

Ficha técnica:

Diretor Artístico: Johayne Hildefonso

Direção: Malu Cotrim

Atores:

Dayane Cunha

Eduardo Machado

Flávio Martins

Joyce Alves

Laura Campos

Marco Esteves

Rosali Moreira

Galeria de fotos

Cincopa WordPress plugin
Como contratar
Fechar





captcha